Pensar uma educação alternativa pautada na intervenção pelas artes sempre foi uma necessidade minha enquanto educador. As disciplinas têm conteúdos específicos, mas sempre podem ser trabalhados com o auxílio das artes.
O lúdico, as cores, as formas... enfim, as artes seduzem e nos atraem, sendo grandes ferramentas para facilitar a mediação do conhecimento, promovendo uma educação mais inclusiva e ao mesmo tempo, prazerosa.
Se acreditamos na educação e no seu poder transformador, devemos buscar meios de fazê-la chegar de um modo mais sensorial e perceptível aos alunos.
Outro ponto são as vantagens que as tecnologias da informação e comunicação nos propiciam e aliadas às artes, atraem nossas alunos desde as séries iniciais da educação infantil, haja vista que transitam muito bem por esse universo digital.
Nas minhas pesquisas da semana, encontrei um artigo muito interessante, que tem tudo a ver com minha proposta, aqui neste espaço:
“O BLOG COMO SUPORTE PARA UMA ARTE/EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: RELAÇÕES ENTRE A CULTURA VISUAL E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO”, de: Silvio Cesar dos Santos Franz e Claudia Mariza Mattos Brandão.
O artigo não está disponível na íntegra, entretanto os autores disponibilizam e-mails, que podem ser utilizados para troca de experiências.
Link: http://www.ufpel.edu.br/enpos/2011/anais/pdf/LA/LA_00229.pdf
Warleson Peres
Nenhum comentário:
Postar um comentário